Boca fechada não entra mosquito

Muitas coisas aprendemos em provérbios e se formos espertos, observamos nossos pontos de gargalo e meditamos como sábios ao invés de tolos.

Sempre fui bocuda e queixo duro, do tipo que não leva desaforo pra casa. Com a desculpa de dizer a verdade, ofendia. Aí vocês podem pensar: “verdade é verdade” e eu digo “VERDADE” (risos), mas a duras penas e muitas vezes com o coração ofendido tenho aprendido que nem toda verdade é pra ser dita ou precisa ser dita, aprendi também que a verdade dita no momento certo tem mais efetividade do que a verdade fora de hora.

Salomão diz assim no livro de Provérbios:

“A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata. Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir” (Pv 25:11-12)

Outra coisa que tenho aprendido é que a verdade dita em amor e não no solavanco derruba muros ao invés de erguer. Com o tempo percebi que a maneira como comunicava erguia muros tão altos entre mim e quem estava ouvindo que nem metade da conversa chegava aos ouvidos, batia e voltava. E isso também aprendi com Salomão.

“Com muita paciência pode-se converter a autoridade, e a língua branda quebra até os ossos” (Pv 25:15)

E por último, percebi que tudo isso depende de uma única coisa, que aliás é difícil pra caramba, o DOMÍNIO PRÓPRIO. Dominar-se é uma arte e está ligado a todo o nosso corpo, principalmente a língua.

Essa tem sido uma caminhada de exercícios duros. Sempre acerto? Óbvio que não, mas com a graça de Jesus, levanto e ao invés de lamentar, sigo buscando derrubar muros ao invés de ergue-los.

“Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se” (Pv 25:28)

Na dúvida tenha em mente que BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSQUITO

Um comentário sobre “Boca fechada não entra mosquito

Deixe um comentário