Generosidade – Assunto recorrente

Há quem diga que a versão bíblica “A Mensagem” não é boa, eu particularmente sempre li e leio algumas versões como Atualizada, NVI, NTLH e há algum tempo inclui A Mensagem. Acho fantástica a maneira que a linguagem comunica com os dias de hoje. Como o próprio Eugene Peterson diz, essa é uma Bíblia de leitura e eu concordo.

Mas quantas coisas preciosas tenho aprendido com essa linguagem no meu dia a dia. Percebi por exemplo que Jesus fala muito sobre generosidade e já escrevi algumas vezes sobre isso, baseado no livro de Lucas. Agora quero compartilhar as vezes que somos ensinados sobre generosidade em Mateus, especificamente nos capítulos que chamamos “Sermão do Monte”.

Mateus 5:13-16: texto fala sobre sermos sal da terra e luz do mundo. No fim do texto, no versículos 16 a generosidade aparece no versículo 16 quando somos orientados a manter nossa casa aberta e compartilhar o que temos e principalmente sermos acessíveis.

” Agora que estão no alto do morro, onde todos conseguem enxergá-los, tratem de brilhar! Mantenham sua casa aberta. Que a generosidade seja a marca da vida de vocês. Mostrando-se acessíveis aos outros, vocês motivarão as pessoas a se aproximar de Deus, o generoso Pai do céu”. (Mateus 5:15-16 A Mensagem)

Mateus 5:38-48: sobre amar os inimigos. Não pagar com a mesma moeda, usar a generosidade para dar o que não merecem.

“Vocês conhecem a antiga lei: Amem seus amigos’, e seu complemento não escrito: ‘Odeiem seus inimigos’. Quero redefinir isso. Digo que vocês devem amar os inimigos. Deixem que tirem o melhor de vocês, não o pior.” (Mateus 5:42 A Mensagem)

“Se tudo que vocês fazem é amar apenas quem é amável, que recompensa esperam receber? Qualquer um pode fazer isso. Querem uma medalha por cumprimentar apenas os que são simpáticos com vocês? Qualquer pecador desqualificado age assim. “Resumindo, o que quero dizer é: cresçam) Vocês são súditos do Reino; tratem de viver como tais. Assumam sua identidade, criada por Deus. Sejam generosos uns para com os outros, pois Deus age assim com vocês”. (Mateus 5:47-48)

Mateus 6:1-4: Sobre fazer o bem. Ser generoso sem chamar a atenção para si, porque generosidade não é sobre você!

“Quando fizerem o bem, tenham o cuidado para que seu gesto não vire peça de teatro. Pode até ser um bom espetáculo, mas Deus não vai aplaudir. Quando for ajudar alguém, não chame atenção para você mesmo. Você já viu gente assim em ação, tenho certeza — eu os chamo atores’. Eles vão orar nas esquinas, como se elas fossem palcos, atuando para o público, interpretando para as multidões. Eles recebem aplausos, sim, mas é tudo que conseguirão. Quando você ajudar alguém, não pense na impressão que vai causar. Apenas ajude — com simplicidade e discrição. É assim que Deus, que o criou com todo amor, faz. Ele age nos bastidores para ajudar você” (Mateus 6:1-4 A Mensagem)

Mateus 6:19-34: Sobre não se preocupar com o amanhã. Jesus aconselha a não acumularmos tesouros, ao invés disso ele diz:

“Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo — e muitas delas nem mesmo são vistas —, não acham que ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês? Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e não sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem Deus e sabem como ele trabalha. Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas.” (Mateus 6:29b-33 A Mensagem) – grifado por mim.

Já percebi que generosidade é uma das pilastras da vida cristã porque ela diz respeito ao outro, ao cuidado com o outro, ao amor ao próximo. Creio que seja uma das maneiras que Deus se manifesta através da nossa vida.

Seja generoso em todos os níveis da sua vida e a promessa que Jesus deixa é que Deus cuidará de cada necessidade que tivermos e isso não tem a ver com dinheiro e sim com vida plena.

Espero que fale com você assim como tem falado comigo.

 

Advertisements

2 thoughts on “Generosidade – Assunto recorrente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s